O que é uma Fleettech?

O que é uma Fleettech?

 

FLEETTECH, a inovação chegando ao mundo das frotas!

O Brasil possui uma frota de mais de 50 milhões de veículos automotores, aproximadamente 1 veículo para cada 4 habitantes. Com crescimento ano após ano de veículos em circulação no país, tornou-se um dos principais meios de locomoção e grande instrumento que movimenta a nossa economia.

Muitas empresas possuem veículos como parte do seu negócio, seja como ferramenta de trabalho na parte logística, comercial e operacional, bem como na parte de benefícios para posições executivas.

Nesse cenário surgiram empresas com soluções especializadas nesse segmento, muitas utilizam o termo “Gestão de Frotas” para se posicionar em um mercado que vem crescendo nos últimos anos.

A busca por soluções que possibilitem ganhos qualitativos e quantitativos em frotas é enorme, por isso na era da INOVAÇÃO surgiram muitas startups focadas nesse segmento, dando origem ao termo Fleettechs.

O que é fleettech?

As fleettechs são startups ou empresas que desenvolvem soluções para o mercado frotista com foco em tecnologia e inovação, oferecendo novos produtos, possibilidades de negócios e boa gestão de veículos para o mercado.

O mercado possui diversas soluções como softwares de gestão de frota, aplicativos de mobilidade, carsharing, rastreamento e telemetria criadas por startups consideradas fleettechs.

A tecnologia é o grande diferencial das fleettechs, utilizando-se de ambientes em nuvem, tecnologia IOT, conceito de carro conectado, aplicativos e interação através do smartphones, permitem uma gestão integrada e com acesso fácil e rápido as principais informações da frota.

É importante identificar uma genuína fleettech, ou seja, uma empresa ou startup que está inserida nesse contexto deve conhecer desse mercado, aprofundando-se nas particularidades existentes e conhecer os vários tipos de frotas existentes.

Uma empresa que cria um produto para o carro por exemplo, não necessariamente será considerada uma fleettech, afinal, estamos falando de soluções que possam ser aplicadas em grande escala de veículos, normalmente para empresas que possuem frota de carros, motos ou caminhões.

É interessante lembrar que a gestão de uma frota vai muito além do veículo, podemos citar alguns processos que podem ser impactados com soluções geradas pelas fleettechs como: combustíveis, pedágios, gestão de multas, impostos, condutor, segurança e muito mais.

Por que estão surgindo as fleettechs?

A quantidade de empresas no mercado que possuem frota ou atuam no segmento denominado gestão de frota vem crescendo muito. Trata-se de uma tendência a busca por um diferencial tecnológico em um nicho em expansão, por isso o mercado frotista acaba sendo uma grande oportunidade e com cenários muito promissores.

Os desafios para o gerenciamento de veículos ainda são enormes, além do alto custo atrelado nessa operação, muitas vezes sendo uma das três maiores despesas da companhia.

Qual é a diferença entre fleettech e startup?

Uma fleettech também pode ser, no início, uma startup.

As fleettechs são empresas de soluções para frota que se diferenciam pelo uso da tecnologia e inovação.

As startups, por sua vez, são empresas inovadoras que ainda estão em estágio inicial — acabaram de chegar ao mercado, geralmente não apresentam lucro de início, mas têm grande potencial de rápido crescimento.

A grande diferença entre elas é que a startup não necessariamente faz parte do setor de frota. Ela pode atuar em diversos cenários sem foco específico como por exemplo: entretenimento, seguros, alimentação, tecnologia, vestuário, ou qualquer outro do mercado.

Resumo: o que é fleetech?

  • Fleettech é um termo que surgiu da junção das palavras fleet (frota) e technology (tecnologia). Fleettechs são na sua maioria startups que trabalham para inovar e otimizar serviços do mercado de frota.
  • O termo é usado para designar empresas inovadoras que usam a tecnologia para oferecer soluções para empresas frotistas.
  • As fleettechs podem ter diversas soluções como meios de pagamento, software e aplicativos, muitas vezes agregando serviços como diferencial aos clientes.
  • Elas geralmente não possuem um grande custo com estruturas físicas, como agências – por isso, muitas podem oferecer serviços mais baratos ou gratuitos, porém que devem ser muito bem avaliadas por qualquer contratante.
  • O barateamento da tecnologia da informação e o aumento do acesso à internet possibilitaram um boom das fleetechs – em especial na última década.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyrights ©2016 – UP FLEET