A importância da Política de Frota

A importância da Política de Frota

O que é Política de Frota?

A política é o documento mais importante para um gestor de frotas, nela encontramos as diretrizes da companhia em relação aos seus veículos.

 

Se não tivermos uma política, dificilmente teremos uma boa gestão. A política é um passo importante para uma gestão mais estratégica de frota.

 

Os gestores de frota devem ter muitas competências, inclusive de gestão de pessoas. Administrar a frota da empresa, requer a habilidade de atender diversos interesses de áreas distintas, enquanto Compras quer fechar o pedido pelo menor preço, o RH quer reter talentos com modelos mais atrativos, em contrapartida, a segurança quer carros com acessórios que aumentem a proteção de seus colaboradores, e por fim, não menos importante, o financeiro que normalmente possui orçamentos apertados para compra de veículos.

 

A política de frota é feita para estabelecer regras, dentre diversos pontos abordados podemos: definir quais são os modelos de veículos comprados para cada nível, possíveis diferenciais e aspectos de segurança como blindagem, informar as condições de venda de veículos e descontos no momento de renovação, responsabilidades dos condutores em relação a manutenção, sinistros, multas e todos os demais processos que envolvem a gestão de frota da empresa.

 

Muitas empresas possuem a política de frota, porém é comum encontrar esse documento tão importante desatualizado, portanto, defina a periodicidade para revisar o conteúdo, atualiza-la a cada 12 meses é muito indicado.

 

Caso você queira construir uma política, segue algumas dicas:

 

  • Faça um raio X da sua operação e resultados, entenda a sua frota
  • Envolva outros profissionais e áreas da empresa, crie aliados
  • Utilize benchmarking com outras empresas com características parecida com a sua
  • Desenvolva um documento objetivo, não muito extenso e claro.
  • Busque estabelecer a igualdade e boas práticas de gestão
  • Divulgue e Comunique de maneira assertiva

 

 

Sempre que houver mudança em pontos chaves da gestão de frotas, atualize e revise o documento.

 

Aproveite as oportunidades e divulgue a sua política, reforçar periodicamente ajuda na hora de tomar decisões delicada e cumprir o que foi determinado como diretriz para a gestão da frota.

Comments (1)
Beatriz

Excelente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyrights ©2016 – UP FLEET